Depois de mamar, seu bebê costuma colocar todo o leite para fora? Ele talvez faça parte do grupo de crianças que apresentam a doença do refluxo gastroesofágico fisiológico, problema comum nos primeiros meses de vida.

causa-do-refluxo

Como acontece o refluxo?

O refluxo pode ser causado porque a válvula que conecta o esôfago ao estômago, conhecida como esfíncter, está enfraquecida ou não funciona corretamente, permitindo que o alimento e os sucos gástricos voltem em direção à boca. Ele geralmente acontece logo depois das refeições, quando o alimento ainda não foi digerido, e também durante o sono, já que o bebê fica na posição horizontal. Conforme o aparelho digestório amadurece e a criança passa a se alimentar mais com sólidos, o problema normalmente desaparece. Depois dos 7 meses, o número de crianças com essa condição cai para 21% e com 12 meses afeta menos de 5%.

Quando o refluxo passa a ser um problema mais sério?

Apesar de ser um quadro comum no primeiro ano de vida do bebê, alguns casos de refluxo merecem atenção. A regurgitação costuma ocorrer imediatamente ou até meia hora depois da mamada, não atrapalhando a criança. Mas quando isso ocorre em outros momentos e com maior quantidade, o pequeno pode ter um quadro mais sério, que causa o mesmo mal-estar que um adulto com a doença sente. É importante que você comente nas consultas de rotina com o pediatra os hábitos do seu bebê. Fique atento se ele não estiver ganhando peso, vomitando com muita frequência, com muita tosse ou ainda se ele parece irritado e com dor após mamar. Avise ao médico se perceber esses sintomas. A falta de tratamento pode causar irritações no aparelho digestório, como inflamações da mucosa do esôfago, anemia e até complicações respiratórias.

Sintomas do refluxo

Em casos mais severos, os sintomas do refluxo são:

  • Vômitos constantes
  • Sono agitado
  • Choro excessivo
  • Rouquidão
  • Dificuldade para ganhar peso
  • Irritação para mamar
  • Dores abdominais
  • Inflamação frequente nos ouvidos

Como evitar o refluxo?

Apesar de ser uma condição passageira, o refluxo causa incômodo ao bebê. Por isso, você pode tomar algumas medidas para diminuir o desconforto causado pelo problema:

  • Mantenha o bebê em posição vertical por pelo menos 30 minutos após cada mamada, permitindo que o leite desça e se acomode no estômago, facilitando a digestão.
  • Evite trocar a fralda com o bebê deitado logo após a mamada. Caso precise limpá-lo, use um travesseiro para elevar todo seu tórax (não apenas a cabeça) e gire seu corpo para o lado em vez de elevar as pernas. Isso evita pressão no abdômen e diminui a chance do bebê regurgitar.
  • Eleve um pouco a cabeceira do berço. Já existem no mercado alguns móveis com a possibilidade de inclinação, mas você pode adaptar em casa usando um livro mais grosso, que possibilite a inclinação de 30 graus, pois a gravidade evitará que o bebê regurgite. O uso de rampas antirrefluxo é indicado até os 6 meses.
  • Fracione as mamadas para não exagerar na quantidade de leite, aumentando a frequência e diminuindo a quantidade, assim o neném não se alimentará demais de uma vez só.
  • Alguns remédios para refluxo podem ser receitados em casos mais graves. Lembre-se: use-os apenas com orientação de um médico.

Para crianças maiores, a recomendação principal é evitar alimentos gordurosos, condimentados e ácidos. Ofereça moderadamente a comida ao seu filho e evite que ele tome algum líquido enquanto faz a refeição. Neste caso, o uso de travesseiros com inclinação já é indicado. Outro fator merece atenção: uma das causas do refluxo pode ser a obesidade infantil. Um estudo publicado no Jornal Internacional de Obesidade Pediátrica mostrou que a condição aumentou de 30 a 40% o risco de refluxo entre as 690 mil pessoas de 2 a 19 anos que participaram da pesquisa. Portanto, fique atento!

Se o seu filho está precisando de uma consulta com um pediatra, chame o SeuDoc! O app leva um médico de confiança até sua casa, para um atendimento tranquilo e exclusivo, sem trânsito, filas ou senhas. Mais conforto, comodidade e praticidade! Baixe agora mesmo no Google Play ou Apple Store.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.
Share