Há milhares de anos existem no mundo técnicas de massagem, mas foi só em 1850 que foram iniciadas as pesquisas relacionadas à massagem terapêutica. A massoterapia como conhecemos hoje engloba diversas técnicas que buscam melhorar a saúde. De movimentos sutis até os mais fortes, trabalham-se os aspectos físicos e mentais de acordo com a necessidade de cada pessoa. Com finalidades relaxantes, estéticas ou terapêuticas, a prática já tem reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde. Quer saber mais sobre o que é a massoterapia? Veja aqui no blog do SeuDoc!

Quais os benefícios da massoterapia?

Mais que relaxamento, o conjunto de técnicas de massagem que fazem parte da massoterapia auxiliam na melhora da circulação sanguínea, eliminação de resíduos metabólicos do corpo e ainda libera a dopamina e serotonina, que promovem o alívio de dores musculares e enxaquecas. Além disso, a massagem diminui uma substância chamada cortisol, o hormônio do estresse, que reduz as defesas do organismo. Como resultado, a massoterapia também ajuda a reforçar as células do sistema imunológico, combatendo doenças.

Quais as técnicas usadas na massoterapia?

A massoterapia engloba diversos tipos de massagem, tanto de origem oriental quanto ocidental. As técnicas mais comuns são:

  • Drenagem linfática
  • Shiatsu
  • Reflexologia podal
  • Tuiná
  • Ayurvédica
  • Massagem relaxante
  • Do-in

Combatendo a tensão com a massagem

O estresse do dia a dia e a postura errada acabam fazendo com que nossas fibras musculares fiquem contraídas, um mecanismo de defesa do corpo que vem dos tempos em que o ser humano vivia na natureza. Em situações de perigo, o corpo automaticamente se prepara para a fuga. Essa tensão criada pela situação protege os músculos para não se ferirem caso entrem em ação. Hoje, quando não conseguimos que nosso corpo e mente fiquem relaxados, nosso organismo ainda desencadeia essa mesma reação, deixando os músculos tensionados, o que causa pequenas lesões e causam dor. A massoterapia é uma ótima aliada para o relaxamento, já que tira a tensão dessas fibras, fazendo com que elas fiquem livres para se movimentar sem causar dor. A massagem aquece a pele, dilatando os vasos e aumentando a circulação sanguínea. Já os músculos passam a ficar mais bem nutridos e relaxados. Esse processo é extremamente benéfico no alívio das dores.

massoterapia

A massoterapia estética

Na área estética, a massoterapia é utilizada principalmente para a estimulação da circulação sanguínea e linfática, eliminando os resíduos que o corpo não utiliza mais, contribuindo, por exemplo, no combate à celulite e gordura localizada.

Existe alguma contraindicação?

A massoterapia não é recomendada quando o paciente possui escoriações na pele, alergias, infecções, trombose, alterações circulatórias graves e câncer. Antes de começar o procedimento, é importante buscar a orientação do seu médico.

É importante lembrar também que a prática é usada como complemento dos tratamentos médicos. Por isso, não é indicado que o tratamento prescrito pelo médico seja substituído pela massoterapia.

Gostou de saber mais sobre a massoterapia? E que tal receber esse tratamento aí no conforto da sua casa? Baixe agora mesmo o SeuDoc, solicite seu atendimento e receba um massoterapeuta qualificado no seu endereço sem a necessidade de agendamento, filas de espera ou ainda o estresse do trânsito.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.