Todo mundo ama viajar, mas nem todos gostam da parte que inclui o avião. O mal-estar é um problema que pode dar trabalho durante voos longos. Mas você não precisa deixar que isso estrague suas férias. Confira algumas dicas do SeuDoc e aproveite cada instante!

Antes de viajar

Os cuidados para evitar o mal-estar começam antes mesmo do avião decolar. No dia anterior, evite alimentos pesados ou que fermentem, como leite e derivados, feijão, chocolate e outros. Esses alimentos contribuem para a sensação de inchaço na barriga.

Enjoos

O enjoo é comum e tem nome: cinetose. Isso acontece por uma interpretação do cérebro, que é informada pela visão, ouvido interno e tato quando estamos em movimento. Quando há conflito no registro dessas informações, o corpo reage, desencadeando a cinetose. Alguns cuidados ajudam a evitar o enjoo, como não ler durante a viagem, escolher assentos mais próximos das asas, já que balançam menos, não usar perfumes muito fortes, não tomar bebidas alcoólicas e não consumir alimentos gordurosos durante o voo. Se mesmo assim não der certo, procure um médico do SeuDoc para prescrever uma medicação específica para o problema.

Inchaço nas pernas

Em viagens longas, por ficar muito tempo sentado, o inchaço nas pernas pode acabar aparecendo. Isso ocorre na chamada Síndrome do Viajante ou da Classe Econômica. Para evitar o incômodo sem levantar da poltrona, movimente as panturrilhas e faça movimentos de rotação com os pés. Mesmo sentadas, as pessoas podem massagear a panturrilha, pressionando-a de baixo para cima. Meias elásticas também podem ser utilizadas, mas devem ser colocadas antes de ir ao aeroporto e compradas no tamanho correto.

Ressecamento nos olhos e nariz

Para quem usa lentes de contato, os lubrificantes oftalmológicos são essenciais. Se não é o seu caso, mas mesmo assim você sente que os olhos ficam ressecados durante o voo, procure um oftalmologista para prescrever um lubrificante ou colírio ideal para você. Para as vias nasais, use sprays salinos específicos.

Dor nos ouvidos

Durante o voo, a pressão interna do avião sofre mudanças bruscas e isso pode ser sentido nos ouvidos, com uma sensação de semi-surdez. Está desconfortável pela oscilação? Abra e feche a boca repetidamente, masque chiclete ou boceje durante pousos e decolagens, que são os momentos que há maior variação da pressão.

Vai para o Rio de Janeiro? Não esqueça de levar na bagagem o SeuDoc. Solicite uma consulta e receba atendimento médico de qualidade sem precisar sair do conforto hotel. Baixe agora mesmo no Google Play ou App Store.

Por: Dr. Guilherme Furtado

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.