A desidratação acontece quando o corpo perde água muito rapidamente. No verão, as temperaturas altas fazem com que isso aconteça de forma acelerada. Sem a reposição adequada de líquidos, o corpo entra em estado de desidratação, que em casos mais extremos pode causar até convulsões.

Sintomas e tratamento

O corpo dá sinais de alerta quando está ficando precisando de água. Confira os sintomas de cada nível de desidratação:

    • Nível leve

Sabe aquela sensação de boca seca? Muita gente acha que é normal, mas não é. Esse já é um sinal de que o corpo está desidratado. Recorra a um copo de água se estiver se sentindo assim.

    • Nível moderado

Dor de cabeça, sonolência, tontura e fadiga estão no segundo nível de desidratação. Lembre-se de tomar água de meia em meia hora se estiver assim. A água de coco também é uma boa opção, já que ajuda na recuperação dos eletrólitos.

    • Nível grave

A desidratação em nível grave faz com que a temperatura corpórea fique mais baixa, a pele fria, a respiração pesada, além de causar cãibras, tonturas e até desmaios. Aqui, não basta tomar água, já que também houve a perda de sais minerais, então o mais indicado é recorrer também ao soro fisiológico.

Prevenção

Para quem já está se sentindo desidratado, não adianta tomar grandes quantidades de água acreditando que o problema vai ser resolvido. Quando consumida em excesso, faz com que os rins excretem mais água pela urina, dificultando a capacidade de reidratação.

Por isso, hidrate-se sempre e principalmente nos dias mais quentes. Para ajudar a alcançar ingestão diária indicada, invista também em alimentos com alto teor de água, como melancia, abacaxi, frutas cítricas, rabanete, nabo e chuchu. Evitar ambientes fechados e com pouca ventilação também é importante para reduzir a transpiração e, consequentemente, a perda hídrica.

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Por: Dr. Guilherme Furtado

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