A acupuntura é uma técnica da medicina chinesa que é utilizada há mais de 3.000 anos. Essa terapia consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo, estimulando terminações nervosas que contribuem no tratamento de doenças físicas e emocionais. Ficou curioso e quer saber mais sobre esse procedimento? Nós separamos tudo o que você precisa saber sobre a acupuntura. Confira!

Como funciona a acupuntura?

As agulhas são aplicadas no crânio, orelhas, mãos, costas ou outras áreas, dependendo da necessidade de cada pessoa, estimulando os nervos periféricos e enviando uma mensagem ao cérebro. O corpo reconhece a agulha como uma pequena lesão e age para repará-la. O contato do metal faz com que os vasos se dilatem, aumentando a irrigação sanguínea no local. Além disso, ativa o sistema linfático, melhorando a drenagem de inflamações. O organismo começa desencadear uma série de reações, como a liberação de substâncias com efeito analgésico e anti-inflamatório. Nos pacientes com dores crônicas, as agulhas vão ajudar a bloquear os canais que enviam esse estímulo ao cérebro.

Quando ela é indicada?

A acupuntura pode ser utilizada para várias finalidades. Ela pode ser usada como complemento no tratamento da enxaqueca, sinusite, rinite, asma, dores causadas pela extração de dentes ou gengivite, catarata, miopia, úlceras, prisão de ventre, artrite reumatóide, lombalgias, desconfortos na região do nervo ciático e muitas outras. Além disso, ela também pode ajudar no combate da insônia, ansiedade, estresse e depressão. A técnica ainda contribui na melhora do sistema imunológico, auxilia no emagrecimento e cada vez mais vem sendo usada com finalidades estéticas.

acupuntura-em-casa

Quem pode fazer esse procedimento?

Pessoas de todas as idades podem fazer acupuntura, inclusive crianças e idosos, melhorando o sono, diminuindo problemas gástricos, respiratórios e alergias. As grávidas se beneficiam muito com a técnica que auxilia na diminuição das variações hormonais, alivia dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga. No entanto, quem sofre de problemas graves de coagulação não deve fazer esse tratamento.

Existe algum risco no procedimento?

Quando executada por um profissional qualificado, a acupuntura não traz nenhum risco. Exija informações sobre a formação e a conduta profissional do acupunturista para evitar infecções, lesões e transmissão de doenças. O material deve ser sempre descartável e aplicado nos pontos corretos para cada necessidade.

Posso usar a acupuntura como tratamento único para alguma doença?

A Organização Mundial da saúde considera a prática um complemento da medicina moderna. Então, mesmo com diversas comprovações científicas de que a acupuntura realmente funciona e do tratamento ser reconhecido no Brasil desde 1995, deve ser utilizada como contribuição ao tratamento clínico orientado pelo médico.

Não são só agulhas

A estimulação dos pontos não precisa ser feita apenas com agulhas. Existem outras técnicas como acupressão (estimulação com os dedos), pedras quentes e laser.

Agora que você já conhece os inúmeros benefícios desse procedimento, que tal fazer uma sessão? O SeuDoc tem o serviço de acupuntura em casa. Chame pelo aplicativo e um acupunturista altamente qualificado vai até você. Receba um atendimento tranquilo e de qualidade, sem esperar uma vaga na agenda e enfrentar o estresse do trânsito. Baixe na App Store ou Google Play e solicite agora!

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.
Share