A brotoeja, também chamada de miliária, é um problema comum no verão. Devido ao calor, o corpo transpira para diminuir a temperatura. Quando o suor entope os poros, surgem as bolinhas características do problema. Acompanhadas de um leve inchaço, elas geralmente causam coceira, ardor e até formigamento. Áreas que sofrem atrito, como virilha e axilas, podem desenvolver as brotoejas com mais facilidade.

E os bebês?

Como os poros dos bebês são menores, eles estão mais propensos a apresentarem o problema. A febre também pode desencadear o quadro de brotoejas. Se elas já tiverem aparecido, a dica é refrescar as áreas afetadas – banho fresquinho, roupas mais largas de algodão e muita água. Não passe pomadas sem a orientação de um médico, pois elas podem obstruir ainda mais as glândulas do suor.

Como evitar as brotoejas?

Roupas apertadas e mais grossas, principalmente em tecidos sintéticos, podem colaborar com o acúmulo de suor, o que piora a irritação. Para evitar o problema, a dica é usar roupas leves, em tecidos de fibras naturais, evitar umidade e calor excessivos, além de hidratar-se constantemente. Manter a pele seca e limpa também é essencial para evitar o problema.

Devo procurar um médico?

É importante procurar um médico quando:

  • As manchas aumentarem em tamanho e quantidade;
  • As bolinhas apresentarem pus ou estiverem quentes e doloridas;
  • A pessoa tiver febre acima de 38ºC;
  • Na presença de ínguas.

Se você ou seu bebê apresentarem os sintomas acima, não deixe de consultar um médico. Para receber atendimento sem sair de casa, chame o SeuDoc! O app leva* um médico de confiança até o conforto da sua casa, trabalho e até hotel, sem encarar filas ou senhas. Baixe agora! Disponível no Google Play ou App Store.

Por: Dr. Guilherme Furtado

*Apenas na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.
Share