Uma situação bastante incômoda para as crianças é a dor de ouvido. Quando atinge os menores, que ainda não sabem falar o que estão sentindo, a situação é pior ainda! A principal causa desse problema é a otite, uma infecção bastante comum no primeiro ano de vida.

abril_post_blog_tubaauditiva

O que causa otite?

Nos primeiros meses de vida, a otite acontece principalmente por conta da maior abertura e permeabilidade da tubas auditivas, uma área que liga o ouvido médio ao nariz e à garganta. Nos bebês, as tubas são curtas e ficam na horizontal, o que favorece a inflamação. Resfriados, alergias e infecções nas vias aéreas também acabam agravando o problema, já que faz com que os líquidos fiquem presos no ouvido médio, criando um ambiente ideal para a proliferação de vírus e bactérias. Com o crescimento da criança, a região também se alonga e passa a ter uma posição mais vertical, o que reduz a possibilidade de infecções.

Como identificar a otite?

Por ainda não saberem dizer que sentem dor, identificar a otite em bebês é um desafio. Então fique atento aos sintomas da otite, que são semelhantes a de outras infecções virais. Febre e irritabilidade são comuns nos quadros de infecção no ouvido. Em alguns casos, o pequeno pode até parar de comer. Para ter certeza de que ele está com otite, é necessário consultar um pediatra

Como evitar a otite?

  • O leite materno é essencial para que seu filho receba anticorpos e aumente sua imunidade. Por isso, se for possível, mantenha a amamentação até os 6 meses.
  • Não deite o bebê logo após amamentá-lo. Se ele regurgitar, o líquido sobe pela fossa nasal até chegar ao ouvido, o que pode causar uma inflamação.
  • Fique atento à posição do bebê na hora da amamentação. Ele não deve ficar totalmente deitado, pois como apresentam a tuba auditiva horizontalizada, o leite chega ao ouvido médio com facilidade, causando inflamação.
  • Conviver com adultos tabagistas também pode causar otite nos pequenos. As substâncias presentes na fumaça do cigarro geram alterações na capacidade de limpeza natural e transporte de muco do nariz para a garganta. Por isso, todo o cuidado é pouco.
  • Não use hastes flexíveis na limpeza interna do ouvido. Além de inflamações, o hábito pode acabar ferindo o conduto auditivo. Lembre-se: a cera não é sujeira, mas uma proteção. A limpeza do ouvido deve ser feita apenas por um médico. Em casa, utilize um pano macio enrolado no dedo para fazer a higienização da orelha.
  • Cuidado na hora do banho. É recomendável evitar que a água entre no ouvido do bebê.
  • Mantenha a vacinação do seu filho sempre em dia. Observe as datas de campanha de vacinação e também o calendário oficial.

A otite é grave?

Apesar de ser um problema frequente em bebês, a otite merece atenção, já que pode se agravar, provocando muita dor e choro. Infecções mais fortes e não tratadas causam o rompimento do tímpano, invadindo o canal auditivo e, em casos menos frequentes, levam à perda da audição. Por isso, é importante procurar um pediatra para orientá-lo sobre o tratamento adequado. Não esqueça: nunca pingue nada no ouvido do seu filho ou medique por conta própria.
Precisa de um pediatra? Chame o SeuDoc! O app leva um médico de confiança até a sua casa, para um atendimento confortável, tranquilo e cuidadoso. Consulta médica presencial em casa, sem filas, sem senhas e sem trânsito! Baixe agora mesmo na App Store ou Google Play!

 

 

 

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.
Share