Uma das doenças oculares mais comuns no Brasil, a conjuntivite, inflamação da conjuntiva – membrana que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra – pode ser causada por alergias, bactérias ou vírus. Ela gera bastante incômodo e, se tratada corretamente, não oferece complicações mais graves. Qualquer um pode ter a doença e é preciso cuidado para evitar a transmissão para outras pessoas.

Conjuntivite Viral

Altamente contagiosa, a conjuntivite viral é comum no verão. Deixando os olhos bastante vermelhos, pode vir acompanhada por sintomas que acontecem em outras viroses, como a febre. É transmitida por meio de contato com objetos contaminados por secreções oculares e, ao contrário do que muitos pensam, não há risco de ser disseminada pelo ar. O contato direto com secreções de espirro e tosse também pode ser responsável pelo contágio. A conjuntivite viral normalmente começa em um dos olhos e atinge o outro em até 48 horas depois. Geralmente, ela não requer um tratamento específico e cura-se entre 7 e 10 dias.

Conjuntivite Bacteriana

Causada geralmente pelas bactérias Staphylococcus aureus, Haemophilus influenzae, Moraxella catarrhalis e Pseudomonas aeruginosa, a conjuntivite bacteriana é transmitida da mesma forma que a conjuntivite viral. Como precisa ser tratada com colírios antibióticos, necessita de avaliação médica para o tratamento.

Conjuntivite Alérgica

A conjuntivite alérgica é causada pelo contato dos olhos com alguma substância que causa irritação. A reação pode ser causada por pólen, poeira, mofo, etc. Não transmissível, ela pode vir acompanhada por espirros e coriza.

Cuidados

Quando uma pessoa está com uma conjuntivite infecciosa, alguns cuidados são necessários:

  • Não compartilhar toalhas, roupas de cama e talheres.
  • Evitar contato muito próximo.
  • Lavar as mãos com frequência.
  • Evitar coçar os olhos.
  • Os óculos escuros não previnem a transmissão, mas ajudam na sensibilidade à luz.

Para um diagnóstico preciso e prescrição de um tratamento adequado, a pessoa que está com conjuntivite deve buscar orientação de um médico. Se você está no Rio de Janeiro, chame o SeuDoc. O aplicativo leva um médico de confiança até o conforto de sua casa, escritório ou hotel. Baixe agora!

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.
Share