Os primeiros anos de vida de uma criança ensinam muito aos pais, principalmente quando ocorre de ela ficar doente: acontece um verdadeiro intensivo de medo, preocupações, mas também muita aprendizagem. Por isso, é sempre bom estar atento aos sintomas dos principais problemas de saúde que atingem os pequenos para não ser pego de surpresa. Confira mais sobre as doenças que acontecem nessa fase da vida aqui no blog do SeuDoc!

 

abril_post_blog_catapora_caxumba_rubeola_sarampo

Catapora

Seu filho está com manchas avermelhadas e bolhas na pele? Se ele nunca teve catapora antes, provavelmente agora ele pegou! Contagiosa, ela é transmitida pelo contato com alguém que esteja com o vírus varicela-zóster na fase em que as bolhas não estão cicatrizadas, um período que dura 6 ou 7 dias. A incubação da catapora varia de 7 a 21 dias, quando começa o surgimento das vesículas e a criança pode ter apatia e febre. A doença não tem um tratamento específico, mas medicamentos para baixar a febre e diminuir a coceira, que é bem intensa, podem ser recomendados por um médico. A dica é cortar as unhas do pequeno para evitar que ele se machuque ainda mais e fique com cicatrizes. A higienização da pele deve ser feita com água e sabão. Aveia e permanganato, que costumavam ser usados no passado para o tratamento da doença, agora são contraindicados. A varicela, como também é conhecida, é autoimune, ou seja, uma vez exposto ao vírus, está protegido para o resto da vida. A doença possui vacina, que garante de 95% a 98% de proteção.

Caxumba

A caxumba, apesar de geralmente ser relacionada ao aumento do volume das glândulas parótidas, tem como principais sintomas a febre, dor de cabeça e dificuldade de engolir. Ela é transmitida por gotículas de saliva, por isso vale lembrar da importância de lavar as mãos com frequência, não compartilhar copos ou talheres e ter cuidado com a higiene dos brinquedos do pequeno, já que muitas vezes eles são levados à boca. Beijar pessoas que estejam com a doença também não é recomendado. Quem está infectado pode transmitir o vírus 6 dias antes de ter os primeiros sintomas e até 9 dias depois deles terem desaparecido. A vacina contra caxumba funciona na maioria dos casos, mas não é totalmente eficaz. A doença não tem um tratamento específico, mas é indicado evitar que a criança coma alimentos ácidos, pois estimulam as glândulas salivares, e também tomar medidas para controlar a dor e a febre.

Sarampo

O sarampo é outra doença infecto-contagiosa que é comum entre a criançada, atingindo aqueles que não foram vacinados. Os primeiros sintomas são a conjuntivite, tosse, febre alta, falta de apetite e mal-estar. Mais tarde, começam a aparecer manchinhas que não coçam na parte de trás das orelhas, que acabam se espalhando pelo corpo. A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva expelidas por pessoas infectadas. O tratamento envolve medicamentos (antibióticos e remédios para coceira), que devem sempre ser prescritos por um médico, além de repouso.

Rubéola

A rubéola é uma infecção viral que tem maior frequência na infância. É causada pelo contato com objetos contaminados por secreções respiratórias de pessoas doentes. Pode causar febre, dor na garganta e erupções rosadas, que começam no rosto e se espalham para o restante do corpo. A doença pode ser prevenida com vacina tríplice viral (SRC), com a primeira dose sendo entre 12 e 18 meses e a segunda aos 3 anos de idade. Também há a vacinação para os adultos, já que a rubéola em grávidas pode ter consequências graves, como problemas cardíacos, surdez e catarata no bebê. A vacina não deve ser tomada no período gestacional, pois contém o vírus vivo atenuado, trazendo o risco de infecção fetal.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a catapora, caxumba, sarampo e rubéola é a vacinação. Fique atento ao calendário! E caso seu filho venha apresentando algum dos sintomas dessas doenças, procure a orientação de um médico.

Para receber um pediatra em casa, use o SeuDoc! O aplicativo leva um médico de confiança até o conforto do seu lar para uma consulta tranquila e exclusiva. Baixe agora o app e conheça! Disponível na App Store e Google Play.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.