Dias de sol são sempre bem-vindos, ainda mais se forem aproveitados ao ar livre. Mas proteção nunca é demais! Antes de sair para curtir o dia lindo que está lá fora, confira algumas dicas importantes de como tomar sol com responsabilidade.

Principal causadora das queimaduras de pele, envelhecimento cutâneo e do câncer de pele, a exposição solar requer cuidados:

  1. Entre 10h e 16h, há grande incidência de raios ultravioleta UVB, que são responsáveis pelas queimaduras de pele. Evite se expor ao sol nesse horário.
  2. Guarda-sol, boné, chapéu e viseiras são itens essenciais, mas lembre que os raios solares também refletem na areia.
  3. Ficar ao sol por períodos prolongados pode gerar queimaduras, cujos efeitos se acumulam durante a vida, gerando predisposição ao câncer de pele.
  4. Aplique filtro solar com FPS 30 ou maior de 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Lembre-se de reaplicá-lo a cada duas horas, após cada mergulho ou sudorese intensa. Não esqueça de aplicar nas orelhas, cotovelos, joelhos e também nos pés.
  5. Não se engane: mesmo quando está nublado, o protetor solar é necessário. Ele deve ser usado todos os dias.
  6. Cuide dos olhos: além de protegerem dos raios UV, os óculos ainda cobrem a região das pálpebras. Na hora escolher o modelo ideal, procure aqueles com proteção contra os raios ultravioleta nas lentes e que contenham o selo de certificação!
  7. Alguns sintomas mostram que você já se expôs em excesso ao sol e causou danos a pele. Caso note a presença de sardas, manchas ou pintas, procure um médico.

Queimaduras

Quando a pele é exposta à luz do sol por muito tempo sem proteção adequada, é comum aparecerem dores, sensibilidade, bolhas e inchaço, principais sintomas das queimaduras solares. Em casos mais graves, febre, calafrios e confusão mental, mostram a necessidade de tratamento médico urgente. Para os casos mais leves, compressas com água e loções suavizantes podem trazer alívio da dor e ardência.

E, se ainda assim, você exagerar no sol e acabar se queimando, chame* o SeuDoc! Com o app, um médico qualificado vai até sua casa, trabalho ou hotel. Fácil de usar, sem precisar de filas, senhas ou plano de saúde. Baixe agora e carregue um profissional de confiança sempre com você! Disponível no Google Play e App Store.

Por: Dr. Guilherme Furtado

*Atendimento na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, disponível em outras capitais.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.