Seu filho está com dor de garganta e com dificuldade de engolir os alimentos? Ele pode estar com amigdalite. O problema é muito comum na infância, principalmente nos primeiros anos de vida.

O que é amigdalite?

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, duas bolinhas que ficam nas paredes do fundo da garganta, no final da língua. Revestidas por um tecido rico em glóbulos brancos, elas têm o papel de evitar que microorganismos presentes no ar e alimentos entrem na garganta e se espalhem pelo organismo, mas quando são atacadas por bactérias ou vírus muito fortes, podem provocar uma infecção.

 

amigdalite

Quais os sintomas da amigdalite?

Os principais sintomas da amigdalite são a dor na garganta, febre, dificuldade de engolir e falar e mau hálito. Normalmente, quando a criança está com amigdalite, a superfície do órgão fica inchada e coberta com pus.

Como prevenir a amigdalite?

Não há regras exatas que podem prevenir as amigdalites, mas como em outras infecções respiratórias, o recomendável é lavar as mãos regularmente, evitar que seu filho tenha contato com utensílios (brinquedos, copos e talheres) de alguém que esteja contaminado e proteger a mão e boca quando espirrar. Além disso, é indicado o aleitamento materno de forma exclusiva até os 6 meses de idade, que protegerá a criança com anticorpos.

Quando ela se torna um caso cirúrgico?

A amigdalectomia – cirurgia para remover as amígdalas – é feita só em casos de problemas crônicos. O pediatra avaliará uma série de questões antes de indicar o procedimento.

  • Quantas vezes a criança apresentou amigdalite no último ano.
  • Está com inchaço e adenoide.
  • Apresenta apneia durante o sono.
  • Tem dificuldade para engolir.

No passado, a operação era muito mais comum. Apenas o médico poderá indicar com base no histórico do paciente se é necessário o procedimento para remover as amígdalas, que não tem idade específica para ser feito e dependerá da gravidade do caso.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 244/1301 Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.
* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
Endereço:
Rua Gustavo Sampaio, 244/1301
Rio de Janeiro - RJ
Contato:
info@seudoc.com.br

Horário de atendimento: todos os dias, das 7h às 23h

* Serviço disponível somente na cidade do Rio de Janeiro. Em breve, em outras capitais.

* Este app não deve ser usado no caso de emergências médicas.

Ficou com alguma dúvida?
Acesse nosso site:

www.seudoc.com.br
CONSULTAS MÉDICAS EM CASA. BAIXE O APP.
Share